Results for 'Vinicius Tragante do Ó'

1000+ found
Order:
  1.  34
    Controle da diversidade da população em algoritmos genéticos aplicados na predição de estruturas de proteínas.Vinicius Tragante do Ó & Renato Tinos - 2009 - Scientia (Brazil) 20 (2):83-93.
    Control of the population diversity in genetic algorithms applied to the protein structure prediction problem. Genetic Algorithms (GAs), a successful approach for optimization problems, usually fail when employed in the standard configuration in the protein structure prediction problem, since the solution space is very large and the population converges before a reasonable percentage of the possible solutions is explored. Thus, this work investigates the effect of increasing the diversity of the population on this problem by using Hypermutation and Random Immigrants, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  10
    Um ponto cego na teoria do jovem Habermas: A problemática relação entre Esfera Pública e Emancipação/A blind spot in the theory of young Habermas: the problematic relation between public sphere and emancipation.Vinicius Dos Santos Xavier - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (12):156.
    O objetivo deste artigo é apontar alguns problemas na relação entre esfera pública e emancipação na teoria do jovem Habermas. Para tanto, o recurso a dois textos habermasianos da década de 1960 é imprescindível: Mudança estrutural da esfera pública e Trabalho e Interação. No primeiro, Habermas fundamenta sua teoria pela perspectiva de uma esfera pública normativa, possibilitada pela configuração do período pós-guerra; no seguinte, além de utilizar outra categoria esfera pública, diferente daquela normativa, sua intenção é demonstrar como os indivíduos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    Seguir regras e significado: o argumento cético-semântico revisitado.Vinicius de Faria dos Santos - 2020 - Analytica. Revista de Filosofia 22 (2):144-173.
    No presente artigo proponho-me a reconstruir, o mais claramente possível o “paradoxo cético” a partir do modo como apresentado por Saul Kripke em seu Wittgenstein on Rules and Private Language (1982). Seu argumento sustenta que não há fatos ou razões que justifiquem nosso emprego de termos como dotados de significados. Para tanto, interponho as distinções que julgo pertinentes à adequada compreensão do tema, formulando os requisitos necessários à sua adequada resposta, a saber, o ontológico, o normativo e o da identificação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  5
    Subjetividade, liberdade e ação: aproximações entre a ontologia fenomenológica de Sartre e o idealismo transcendental de Fichte.Vinícius dos Santos - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):81-101.
    O artigo visa encontrar pontos de aproximação da definição de subjetividade que Sartre expõe em O ser e o nada à correlata conceituação de Fichte na Doutrina-da-Ciência. Para tanto, a estratégia aqui adotada, primeiramente, é a de analisar como a noção de Eu enquanto fundamento surge no pensamento fichteano e culmina em uma teoria da razão prática que implica no primado ontológico da ação. A partir disso, será possível traçar certos pontos de convergência com a operação sartriana de fundamentação do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  18
    O Ensino de Filosofia: uma via para emancipação, criticidade e autonomia do educando.Vinicius Britto Moraes - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):577-598.
    Resumo: neste artigo, apresenta-se um prelúdio de ideias e vivências acerca da importância do ensino de Filosofia, apontando também para um caminho, onde, a partir de experiências e estudos, acredita-se que esse ensino possa ser melhor conduzido. Assim, como escopo, busca-se desenvolver breves considerações em torno da premissa de que o ensino de filosofia, este sendo aplicado em um novo paradigma educacional, pode ser uma via profícua para o processo de emancipação, esclarecimento (aufklarung) e autonomia do indivíduo. Nessa medida, o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  9
    Aproximações sobre o conceito de propriedade em Locke e Schopenhauer.Vinícius Edart - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (1):e85271.
    O presente artigo tem como objetivo analisar o conceito de propriedade na teoria de Arthur Schopenhauer, contida principalmente na obra Parerga und Paralipomena e a teoria de John Locke, expressa no Segundo tratado sobre o governo civil e estabelecer relações entre os conceitos, de modo a demonstrar as semelhanças enquanto direito natural e suas diferenças enquanto direito positivado na teoria dos dois filósofos.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  23
    Um "além" que vem do passado: o evolucionismo e o caráter regressivo e patológico das pulsões.Vinícius Armiliato & Francisco Verardi Bocca - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):175-194.
    Este artigo traz uma reflexão sobre a influência que a Biologia evolutiva exerceu sobre Sigmund Freud no tocante à teoria das pulsões e à noção de patologia que a acompanha. Também, notadamente quanto às suas tendências regressivas, conforme apresentado em Além do princípio do prazer, publicação pródiga de referenciais evolucionários, especialmente da compreensão filogenética da espécie humana, ou seja, da teoria da recapitulação de Ernst Haeckel, articulada aos fenômenos clínicos e culturais. Amparados em Georges Canguilhem, observamos que a mesma Biologia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  9
    O papel do conhecimento de si na apologética de Pierre Charron.Ricardo Vinícius Ibañez Mantovani - 2022 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 3 (1):46-57.
    No presente artigo pretendemos detalhar o papel do conhecimento de si no Les Trois Vérités de Pierre Charron. Por tratar-se de um autor ainda pouco conhecido em nosso país, iniciaremos nosso estudo com uma pequena biografia sua. Isto feito, procederemos a uma análise do status do autoconhecimento nos Ensaios de Michel de Montaigne, mais para demarcar as diferenças do que para assinalar as continuidades existentes entre os dois autores. Na sequência, exporemos a concepção de conhecimento de si charroniana tal como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  12
    Violências do nome: exceção e silêncio.Vinícius Nicastro Honesko - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (37):171.
    A partir da leitura da cena final do filme Teorema,de Pier Paolo Pasolini, o presente ensaio propõe uma análise a respeito da linguagem humana, bem como das implicações políticas advindas de tais análises. Aborda a maneira como o limite da linguagem é encarado nas reflexões que sobre isso fazem tanto Pasolini quanto Maurice Blanchot. RetomandoValéry – o poema como “l’hesitationprolongee entre lesens et leson” –, demonstra como o par significante/significado pode ser lido como a questão mística da linguagem, isto é, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  13
    A especificidade dos afetos direcionados a outros seres afetivos no livro III da ética de espinosa.Vinicius Xavier Hoste - 2018 - Cadernos Espinosanos 39:245-272.
    O livro III da _Ética _de Espinosa se dedica a definição dos afetos. Dentro dessa definição o outro desempenha um papel importantíssimo, mesmo se, inicialmente, ele parece estar ausente. Espinosa começará sua definição falando de afetos direcionados a coisas e não necessariamente a outros sujeitos afetivos. Todavia, isso não significa que o outro não seja importante para a teoria de Espinosa, pelo contrário, a partir da proposição 21 desse livro ele faz sua aparição, trazendo novos elementos à teoria dos afetos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  8
    O valor da Ciência: O debate entre a concepção epistêmica e o reducionismo utilitarista na Filosofia da Ciência de Illka Niiniluoto.Vinicius Carvalho da Silva - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (20):1.
    No presente artigo analisamos o debate entre duas concepções de ciência. De um lado, temos o que vamos chamar de imagem epistemicista, conforme a qual a ciência possui um valor intelectual e cultural intangível, e por isso é um fim em si mesmo. Tal concepção pode ser atacada como cândida, como se defendesse uma imagem de ciência como “Torre de Marfim”. Do outro temos uma imagem de ciência que reduz a pesquisa científica a um meio para alcançarmos fins práticos, como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. A origem do gótico nas idéias de Erwin Panofsky.Vinícius Sabino Gomes - 2012 - Escritos 20 (45):359-388.
    O presente ensaio procura determinar quais foram as idéias que influenciaram o abade Suger na reforma da igreja de Saint-Denis – origem do gótico. Erwin Panofsky dá os traços essenciais desta investigação e abre novas posibilidades de aprofundamento. Em seu fascinante estudo, Panofsky teve o mérito de ter sido o pioneiro em descobrir uma influencia das obras do Pseudo-Dionísio sobre a reforma de Saint-Denis. Desde então, a polêmica não cessou mais. Destacase o papel de Hugo de S. Vítor como transmissor (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  25
    Para além de O mestre ignorante.Vinicius Bertoncini Vicenzi - 2021 - Educação E Filosofia 35 (73):373-391.
    Para além de O mestre ignorante - O encontro entre filosofia e educação como questão filósofico-política a partir da obra de Jacques Rancière Resumo: Este artigo busca situar, a partir da filosofia de Jacques Rancière, em que medida a educação se constitui um verdadeiro problema à filosofia política. A partir da análise que o filósofo francês faz do encontro polêmico entre filosofia e democracia na filosofia platônica, buscamos traçar alguns paralelismos com relação ao encontro, também polêmico, entre filosofia e educação. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  1
    O Estado em Schopenhauer e o reino dos fins kantiano.Vinícius Schueda Ramos - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (1).
    Expomos o conceito kantiano de reino dos fins como um ideal prático que estabelece um horizonte a ser buscado. Este conceito seria um ponto de referência que podemos nos utilizar para nos adequarmos e, pouco a pouco, através de uma ligação sistemática entre seres racionais, comparar ao progresso que fizemos nas tentativas consecutivas de implementá-lo no cotidiano societário. O horizonte apontado pelo conceito possui como motor e chave para sua realização a boa vontade dos indivíduos, que determinada pela razão será (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. L’imagination e figuração (depiction).Vinicius Oliveira Sanfelice - 2024 - Cognitio 25 (1):e66222.
    A publicação simultânea do livro de Paul Ricœur, Lectures on imagination (2024) e L’imagination (2024), sua tradução para o francês, é um evento relevante para a investigação filosófica do tema da imaginação. O objetivo deste artigo é apresentar os interesses de Ricœur pelo tema da imaginação em L’imagination; analisar pontos centrais do livro e entender a trajetória do texto de Ricœur usando também como referência a introdução da edição americana e do artigo da edição francesa; mostrar a relevância de L’imagination (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  14
    O Papel da Teoria Do Conhecimento de Locke Para Seus Escritos Políticos.Vinicius De Souza Faggion - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (30).
    Resumo: A obra política de John Locke foi um estudo de como se justifica a existência de um governo baseado na vontade geral, aspirando proteger os direitos naturais de liberdade, igualdade e propriedade. Acredita-se que todo esse pensamento se iniciou não apenas nos seus escritos políticos, mas em O Ensaio Acerca do Entendimento Humano. Tal obra retrata o modo pelo qual se adquire conhecimento, um aspecto fundamente que baseará as premissas da vontade geral e dos direitos naturais do homem nos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  3
    O espaço discursivo moderno: ideia e crise.Vinicius Figueiredo - 2023 - Dois Pontos 20 (2).
    Pretendo, nesse artigo, assinalar que a instauração do espaço discursivo moderno, tal como foi formulado por Kant, decorre do giro copernicano em filosofia. A supressão da ontologia coloca como questão a relação entre conhecimento e experiência. Em um primeiro momento, na Crítica da razão pura, essa questão é atendida pelo recurso à ideia teológica da metafísica especial, produtora da ilusão transcendental e reabilitada pela crítica como ideia reguladora. Num segundo momento, com o juízo reflexionante estético, esse recurso à metafísica dá (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  7
    Paideia e Bildung.Vinícius Azevedo & Lucas André Teixeira - 2024 - Filosofia E Educação 14 (3):31-47.
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar dois distintos projetos formativos: a paideia grega e a Bildung do esclarecimento alemão representada por Kant e Hegel, bem como o desenvolvimento desta última em Halbbildung no século XX. Para compreender os sentidos e contornos históricos em que essas formulações estavam postas, tornou-se necessário inseri-las no contexto mais geral das formações sociais em que elas estavam inseridas, revelando suas contradições.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19.  12
    Pensando a discografia de Racionais MC’s à luz de Rancière.Vinícius Defillo Pintor - 2023 - Controvérsia 19 (2):132-153.
    O presente artigo busca fazer uso de conceitos presentes na produção intelectual do filósofo francês Jacques Rancière para pensar a obra fonográfica do popular grupo de rap paulistano conhecido como Racionais MC’s. Especialmente no que diz respeito à distinção elaborada pelo pensador entre uma lógica pedagógica embrutecedora e uma outra lógica pedagógica que seria emancipatória, sendo essa diferenciação também válida para se analisar práticas e produções artísticas. Propõe-se aqui que ao longo de sua trajetória, os rappers citados se aproximaram tanto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  9
    Tirania da luz.Vinícius Yasuto Ikeda & Victor Hugo Domingues - 2023 - Cognitio 24 (1):e64003.
    Uma característica distintiva das sociedades da modernidade tardia é a extensão significativa a qual estas são dependentes do conhecimento para seu funcionamento. Contrário a como o conhecimento era visto nas sociedades pré-modernas, o conhecimento agora tende a ser entendido como informação, isto é, consistindo em representações objetificadas, mercantilizadas, abstratas e descontextualizadas. A superabundância de informação na modernidade tardia torna a sociedade da informação cheia de tentações. Isso nos leva a pensar que o conhecimento como informação é objetivo e existe independentemente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  7
    Diásporas: Questões e Perspectivas sobre os Estudos de Imigrantes e Refugiados nos séculos XX e XXI.Vinícius Liebel & Helen Rotta - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e35112.
    Diante da crise dos refugiados observada na Europa nos últimos anos, a ideia de diáspora entrou novamente em evidência. Produções acadêmicas e pesquisas sobre a temática ganharam visibilidade, em um processo que, apesar dos acontecimentos recentes, já vem em crescente há décadas. Torna-se, assim, uma necessidade a observação do estado da arte, uma discussão sobre os avanços e os limites que a abordagem das diásporas encontrou nesses últimos anos e, particularmente, as possibilidades que ela nos reserva. Epistemologicamente, portanto, é necessário (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Por um Pluralismo de Estratégias nas Ciências Cognitivas.Vinicius Rodrigues & Claudio Reis - 2020 - Revista Perspectiva Filosófica 46 (2):53-70.
    Como área interdisciplinar, as Ciências Cognitivas começam a se desenvolver em meados da década de 1950 a partir de uma concepção compartilhada sobre a mente, hoje chamada de cognitivista. Esses pesquisadores concebiam a mente com uma natureza representacional que opera por meio de computações simbólicas. Atualmente, há uma multiplicidade de abordagens e teorias sobre a mente. Nesse espectro de posições, há desde abordagens tradicionais, que concebem a mente como representacional, até abordagens bastante radicais, que negam qualquer natureza representacional para a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  10
    Televisão, Educação e Religiosidade: Experiências No Campo Do Ensino Religioso e da Sociologia.Taciana Brasil & Paulo Vinícius Faria Pereira - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:240-251.
    O programa Se Liga na Educação foi uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, para atendimento dos estudantes da rede estadual durante a pandemia. Após o término do isolamento social, o programa continuou sendo exibido em televisão aberta e através da internet. Este trabalho apresenta relatos de experiência docente nos conteúdos Ensino Religioso e Sociologia, enfatizando os desafios e potenciais de trabalhar questões relacionadas à religião e religiosidade em condições de ampla exibição. Concluímos que a exposição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  4
    Da parte ao todo: a cisão cartesiana na epistemologia de Heisenberg.Vinícius Carvalho da Silva - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):1-13.
    Neste trabalho buscamos investigar como o físico filósofo alemão Werner Heisenberg compreendeu a importância da filosofia cartesiana na construção do pensamento científico da modernidade. Para Heisenberg o elemento central da grande influência de Descartes nas ciências da natureza é a separação entre “Deus”, “homem” e “mundo”. O físico filósofo analisa tal separação e propõe que a partir da mecânica quântica, a cisão entre sujeito e objeto, homem e natureza, tornou-se insustentável.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  3
    A utilidade do inútil - um manifesto.Vinícius Carvalho da Silva - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (17):100-102.
    Em A utilidade do inútil do filósofo italiano Nuccio Ordine retoma um tema tradicional e inesgotável: o valor da educação e sua relação com a cultura. Ordine identifica que vivemos uma profunda crise cultural, que assola a Escola e a Universidade. Ambas padecem diante do avanço de uma mentalidade utilitarista, praticista e produtivista, motivada pela lógica implacável do lucro. Tais espaços, que deveriam ser de formação intelectual e humanística, se convertem em empresas capitalistas em formar não cidadãos críticos e livres (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  19
    A educação das relações raciais em uma perspectiva histórica.Marcus Vinícius Fonseca - 2022 - Araucaria 24 (51).
    Neste artigo, abordamos o processo de construção da educação das relações raciais a partir de uma perspectiva analítica que tem como elemento central a história da educação dos negros, no Brasil. Dessa forma, construímos um percurso que trata de diferentes momentos em relação ao processo de incorporação dos negros à sociedade brasileira, especificamente o tráfico de africanos escravizados, a abolição da escravidão e a constituição do movimento negro como sujeito coletivo. Analisamos esses eventos procurando destacar seu significado educacional e suas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  9
    Como a recepção da filosofia interfere no seu modo de ensino? Uma discussão a partir de alguns interlocutores de Sócrates.Vinicius B. Vicenzi - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 13:93-108.
    Este artigo apresenta o diálogo Górgias de Platão como um cenário interessante por onde pensar a relação do ensino de filosofia com interlocutores não-filósofos, buscando pontos de encontro entre a cena antiga e a cena de hoje. Os três personagens do diálogo platônico são pensados a partir de afetos que os caracterizam na relação com o ensino socrático e a intenção é ver em que medida o ensino de filosofia se modifica de acordo com esses afetos.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. A formação de professores nas políticas públicas de inclusão digital: o programa UCA-Erechim (RS) // The training of teachers in the public policies of digital inclusion: the UCA-Erechim (RS) program.Marcus Vinícius Maltempi & Adriana Richit - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (1):17-41.
    Nesse artigo analisamos alguns aspectos do Programa Um Computador por Aluno (UCA), recentemente implantado na rede municipal de ensino de Erechim (RS), buscando apresentar reflexões sobre as possibilidades desse Programa à formação docente e lançando luzes para as implicações dessa formação nos processos de ensino e aprendizagem e na promoção da inclusão digital na escola pública. Nosso estudo sinaliza que a inclusão digital tornou-se desafio e compromisso no referido município, ao tempo que a formação tecnológica de professores é entendida como (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  12
    Contra o utilitarismo na educação e na ciência.Vinícius Carvalho Da Silva - 2020 - Educação E Filosofia 33 (67).
    Em A utilidade do inútil do filósofo italiano Nuccio Ordine retoma um tema tradicional, mas inesgotável: o valor da educação e sua relação com a cultura. Ordine identifica que vivemos uma profunda crise cultural, que assola a Escola e a Universidade. Ambas padecem diante do avanço de uma mentalidade utilitarista, praticista e produtivista, motivada pela lógica implacável do lucro. Tais espaços, que deveriam ser de formação intelectual e humanística, se convertem em empresas especializadas em formar não cidadãos críticos e livres (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. A noção de res em Duns Scotus e a razão para se rejeitar a distinção real de essência e existência.Carlos Vinicius Sarmento Silva - 2023 - Patristica Et Mediaevalia 44 (2):83-96.
    A distinção de essência e existência figurou como uma das questões fundamentais da metafísica durante a escolástica. Duns Scotus rejeita expressamente a tese de que a essência e a existência de um ente sejam distintas realmente (_realiter_). Para compreender essa rejeição, analisamos neste artigo a noção de coisa (_res_) na doutrina de Scotus, especialmente na sua crítica a Henrique de Gand acerca do estatuto ontológico dos criáveis, levando em consideração a recepção da doutrina das primeiras noções do intelecto de Avicena. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  10
    Relações Entre Física e Metafísica a Partir Do Realismo Científico.Vinícius Carvalho da Silva & Antonio Augusto Passos Videira - 2023 - Perspectivas 7 (2):233-264.
    No presente artigo procuramos demonstrar por meio das posições de inúmeros físicos e filósofos da física que a relação entre física e metafísica é inevitável para o trabalho científico, isto é, que todo físico assume alguma metafísica de modo mais ou menos crítico. Defendemos que o realismo os físicos, com diferentes graus de conhecimento e elaboração filosófica, assumem o realismo científico como seu pressuposto metafísico. Argumentamos que há uma imbricação entre pressupostos metafísicos e princípios axiológicos. Assim, o realismo científico não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  34
    Brasil, um país do futuro: projeções religiosas e leituras sobre um mote de Stefan Zweig.Vinicius Mariano de Carvalho - 2006 - Horizonte 5 (9):30-42.
    Este artigo propõe-se a fazer uma leitura da obra Brasil, um país do futuro, do escritor vienense Stefan Zweig, ressaltando o quanto o discurso empregado pelo autor está revestido de certo aspecto profético quando fala do Brasil. Seu desejo de querer ver no Brasil da década de 1940 uma terra livre das intolerâncias e violências que assolavam a Europa de então, fustigada pela 2ª Guerra Mundial, fez com que Zweig revivesse a imagem mitológica de que o Brasil era uma terra (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  5
    Cenas de dissenso no documentário brasileiro contempor'neo – uma análise de O prefeito tá chegando.Vinícius De Oliveira - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (2):108-120.
    O trabalho investiga o documentário “O prefeito tá chegando”, que narra o encontro entre uma líder política da comunidade da Estradinha e o prefeito do Rio de Janeiro para tratar de intervenções urbanísticas no local. Notando que o filme deixa-se conduzir mais pela voz e gestos da líder comunitária que pelo seu interlocutor, interessa-nos analisar como se constitui esse espaço fílmico e estético onde se encontram e se relacionam e quais sentidos políticos podemos lhe atribuir.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  16
    Ceticismo na filosofia de Blaise Pascal.Ricardo Vinícius Ibañez Mantovani - 2019 - Cadernos Espinosanos 40:165-193.
    O ceticismo desempenha um papel decisivo na filosofia pascaliana. De fato, amplamente influenciado por autores como Michel de Montaigne e Pierre Charron, Blaise Pascal acaba por contrariar a tendência geral do século do grande Racionalismo, levantando profundas objeções relativamente à pretensão – tipicamente cartesiana – de se conhecer a Verdade de maneira certa e segura. Como se pode depreender mesmo de uma rápida leitura de seus escritos, a obra pascaliana é toda perpassada por uma notável desconfiança de nossa suposta capacidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  4
    A imagem da morte: arte contempor'nea e produção de sentidos.Vinícius Borges Figueiredo - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (1):533-562.
    Mediante as relações de sentido que possam existir entre as temáticas do corpo, representação e morte, sobretudo nas produções que se utilizam do suporte da fotografia, e também pensando no ponto de mudança entre o documento fotográfico para a mestiçagem da arte contemporânea, o presente artigo se propõe refletir sobre a produção de três artistas visuais: Rosângela Rennó, Christian Boltanski e YdessaHendeles. Os referidos artistas se utilizaram de práticas mestiças e do suporte fotográfico em suas produções visuais, de modo que, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  9
    A Reflexão no último livro de Giannotti.Vinicius Berlendis de Figueiredo - 2021 - Discurso 51 (2):15-37.
    Em seu último livro, Heidegger/Wittgenstein — Confrontos, José Arthur Giannotti conclui sua apropriação filosófica da obra de L. Wittgenstein, iniciada com A apresentação do mundo. Examino neste artigo de que modo o corpo a corpo com o filósofo austríaco fez Giannotti rever questões com que se ocupara ao longo de seus trabalhos sobre Marx, em especial no que diz respeito à questão pelo estatuto do lógos prático e da Reflexão.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  12
    Falta debate.Vinicius de Figueiredo - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):417-423.
    Neste texto, procuro encontrar as origens de um dos mais importantes conceitos de Gilles Deleuze, o conceito de Imagem-tempo. Este conceito remete-nos para os primeiros textos de Deleuze dedicados à filosofia de Espinosa e ao problema do autómato espiritual e relaciona-se directamente com o problema da passividade/actividade do espectador. Ou seja, o conceito crucial na sua filosofia do cinema, a Imagem-tempo, esconde uma importante reflexão sobre a Imagem cinematográfica como arte de massas, os (im)poderes do pensamento e o modo fascista (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  8
    A utilidade do inútil – um manifesto.Vinicius Carvalho da Silva - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (17):100-102.
    Em A utilidade do inútil do filósofo italiano Nuccio Ordine retoma um tema tradicional e inesgotável: o valor da educação e sua relação com a cultura. Ordine identifica que vivemos uma profunda crise cultural, que assola a Escola e a Universidade. Ambas padecem diante do avanço de uma mentalidade utilitarista, praticista e produtivista, motivada pela lógica implacável do lucro. Tais espaços, que deveriam ser de formação intelectual e humanística, se convertem em empresas capitalistas em formar não cidadãos críticos e livres (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  27
    Filosofia e psicoterapia no projeto da análise existencial de Viktor Frankl: a compreensão da pessoa espiritual a partir da transcendência.Marcos Vinícius da Costa Meireles - 2020 - Horizonte 18 (55):418.
    Esta tese, de caráter epistemológico, tem como objetivo demonstrar como a relação entre filosofia e psicoterapia contribui com o empreendimento da Análise Existencial frankliana, permitindo vislumbrar uma concepção de ser humano desde uma dimensão existencial. A relação com a filosofia se deu principalmente a partir das obras de Martin Heidegger, em especial Os fundamentos metafísicos da lógica e Seminários de Zollikon. No tocante à bibliografia de Frankl, destaca-se Logoterapia e Análise Existencial. Esta pesquisa teórico-bibliográfica está dividida em três momentos. No (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  26
    A soberania do discurso em Górgias: persuasão e engano.César de Alencar & Vinícius Brito Barros - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (3):248-257.
    Lógos é termo grego central para a construção do movimento sofístico. Górgias de Leontinos, um dos principais representantes da primeira geração desse movimento, propôs-se a refletir, em Elogio de Helena, sobre o discurso como um grande e soberano senhor, capaz de ao mesmo tempo produzir persuasão em Helena e denunciar esse poder persuasivo. Na primeira parte deste estudo, pretendemos situar o lógos como fabricador de vivências em seu ouvinte, o que sugere a compreensão do poder persuasivo. Na segunda parte, a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  10
    Nietzsche e Prinz.Jorge Luiz Viesenteiner & Vinícius F. Apolinário - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e43798.
    O objetivo do texto é não apenas explicar a contribuição da filosofia de Nietzsche no atual debate em torno da filosofia das emoções, por meio da aproximação teórica com o emocionismo de Jesse Prinz – especialmente da abordagem das emoções entendidas como sentimento –, mas, sobretudo, defender a tese da compatibilidade da abordagem cognitiva e não cognitiva das emoções. Assim, se por um lado, emoções são acompanhadas de sinais somáticos, por outro lado, emoções também representam preocupações (Prinz) ou avaliações (Nietzsche) (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  20
    Hegel E Sartre: Aportes ontológico- existenciais às emergências da Vida concreta.Marcus Vinicius de Souza Nunes & Diego Rodstein Rodrigues - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):100-112.
    O artigo pretende tratar, de forma resumida, como a filosofia de Hegel, ao contrário de boa parte das interpretações canônicas, tenta dar conta dos problemas reais da política e sociedade alemãs. Da mesma forma a filosofia sartreana tenta dar respostas do mesmo cunho à cena concreta da vida francesa. Tendo em vista esses dois fatores apresenta-se o pensamento hegeliano, a sua recepção por Sartre e os possíveis aportes entre as duas teorias.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  30
    Do bem supremo à ética do desejo: contribuições da psicanálise à discussão ética.Luiz Paulo Leitão Martins & Vinicius Anciães Darriba - 2011 - Princípios 18 (29):203-229.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 No seminário de 1959-60, o psicanalista Jacques Lacan anuncia sua decisáo de abordar ali o tema da ética da psicanálise. Para uma clara compreensáo da contribuiçáo freudiana, ele resgata, como contraponto, a referência aristotélica da Ethica Nicomachea . Nessa obra, Aristóteles está em busca de um bem mais excelente, e este corresponde à felicidade. Ele pode ser alcançado pelo uso da atividade racional aliado à prática da virtude. Se, para Lacan, a investigaçáo aristotélica (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  8
    Um Acerto de Contas Entre o Direito e a Filosofia.Marcelo Cacinotti Costa & Vinicius de Melo Lima - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (2):154.
    Aborda-se a prática interpretativa no Direito a partir da necessidade de um “acerto de contas” (accountability) do Direito com a Filosofia. A aplicação dos indícios formais como um método fenomenológico suficiente a valorizar o caso concreto e permitir o desvelamento do sentido das coisas aparece como alternativa. Busca-se um caminho teórico-filosófico alternativo consistente para guiar uma investigação interpretativa suficiente para o Direito. Toma-se como referencial teórico a Hermenêutica Ontológico-Existencial (Martin Heidegger e Hans-Georg Gadamer), à luz da filtragem da Crítica Hermenêutica (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  8
    Acerca de mi Concepción Del mundo, de Erwin schrödinger.Vinícius Carvalho da Silva - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (3):83-87.
    Ao pesquisar onde poderia achar a referida obra, travei contato com dezenas das mais tradicionais e maiores bibliotecas do Brasil. Infelizmente, não encontrei ao menos um exemplar. E também, nenhum indício de que a mesma possuísse qualquer edição em língua portuguesa. A encontrei-a em língua espanhola, numa edição de 1988, e fui buscá-la na Biblioteca Nacional da República Argentina, em Buenos Aires, de onde trouxe cópia em língua espanhola. Vejo, portanto, como preciosa, para mim, e, sobretudo para a comunidade acadêmica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  4
    De que e de quem nós falamos quando falamos dos animais?Thiago Vinicius Rodrigues de Vasconcelos - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):333-341.
    Este trabalho tem como objetivo analisar a reflexão de Hans Jonas acerca do estatuto ontológico do animal que está inserida, neste contexto, em uma análise mais geral sobre o fenômeno da vida e se apresenta como um momento importante na ontologia que pretende combater o dualismo e a ruptura entre animais humanos e não humanos. Ao reconhecer graus diferenciados de atividade espiritual entre os seres vivos, o autor, contudo, não partilha a ideia de uma igualdade plena entre os animais, embora (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. FILOSOFIA NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO BRASILEIRA: análise de artigos científicos na BRAPCI entre 1972 e 2018.Diego Andres Salcedo, Vinicius Accioly Bezerra & Marcílio Cruz - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 6 (2):6-21.
    Assume que o estudo da produção científica pode oferecer entendimento sobre os temas abordados, tendências da comunidade, autores mais citados, indicação de maturação da área e consolidação ou silenciamento da área. Tem como objetivo mapear como a Filosofia está contida na Ciência da Informação brasileira. Coleta os dados dos artigos científicos publicados entre 1972 e 2018 na Coleção de Publicações Brasileiras em Ciência da Informação - BRAPCI. Analisa uma amostra de 300 artigos e deriva algumas questões descritivas. Conclui que a (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  12
    Soneto de Banalidade Do Mal: Da Fidelização Emotiva À Cegueira Contra o Pensar.Larissa Daiane Pujol Corsino dos Santos & Marcos Alexandre Alves - 2022 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 15 (29):1-18.
    Vinícius de Moraes, no Soneto de Fidelidade, elabora a fidedigna atuação do eu-lírico sobre a dedicação ao amor. A propulsão da fidelidade está na forma de anular-se para o outro, distanciando-se do raciocínio ao pensá-lo, pois pensar no que ama deslumbra o encanto para além da visão. Argumenta-se sobre as angústias, os relacionamentos e o amor que influenciavam nas tomadas de decisões e na aceitação dos fatos e das desilusões. Inserido na ótica histórica da Segunda Grande Guerra, sob a condição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  27
    A noção de res em Duns Scotus e a razão para se rejeitar a distinção real de essência e existência.Carlos Vinicius Sarmento Silva - 2023 - Patristica Et Medievalia 44 (2):83-96.
    A distinção de essência e existência figurou como uma das questões fundamentais da metafísica durante a escolástica. Duns Scotus rejeita expressamente a tese de que a essência e a existência de um ente sejam distintas realmente (realiter). Para compreender essa rejeição, analisamos neste artigo a noção de coisa (res) na doutrina de Scotus, especialmente na sua crítica a Henrique de Gand acerca do estatuto ontológico dos criáveis, levando em consideração a recepção da doutrina das primeiras noções do intelecto de Avicena. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  16
    Bioética e Direito: uma análise dos princípios bioéticos aplicados ao Biodireito.Tomlyta Luz Velasquez & Paulo Vinicius Sporleder De Souza - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (2):e36562.
    O presente artigo propõe analisar os princípios bioéticos e a possibilidade de sua aplicação no âmbito do Biodireito. Mais especificamente, após um breve panorama da teoria dos princípios na seara jurídica, abarcando as principais evoluções doutrinárias, foca-se nos princípios da Bioética estruturados pelo Principialismo, que apresenta os princípios básicos para o agir humano frente a uma moralidade comum, abordando-se tanto os seus fundamentos que consagraram o uso dos princípios nos dilemas bioéticos, quanto as críticas sofridas que resultaram em nova proposta (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000